24.9.07

Amor e amnésia

Muito muito interessante história sobre Clive Wearing, um músico inglês que, há 22 anos, teve uma doença cerebral que o fez perder a memória. Ele é considerado o pior caso de amnésia já registrado.


 Sua memória tem a duração de poucos segundos, ele não se lembra de nada do seu passado, seus conhecimentos gerais foram largamente afetados e sua memória implícita (útil na localização de objetos e lugares) só é suficiente pra que ele não se perca dentro de sua própria casa.

O interessante são as duas coisas que permaneceram em sua memória: como tocar piano, ler música e reger, e que ele amava a esposa.

A esposa dele (Deborah) escreveu um livro de memórias ("Forever today: a memoir of love and amnesia"). Vou (tentar) traduzir aqui um pedaçinho do artigo sobre isso. Mas se você tem tempo, paciência e lê inglês, eu realmente recomendo a leitura do artigo original.

"Quando eu perguntei à Debora se Clive sabia sobre sua biografia, ela me disse que tinha mostrado o livro pra ele duas vezes, mas que ele tinha esquecido imediatamente. (...) Eu pedi a ela pra mostrar o livro pra ele de novo. "Você escreveu um livro!" Ele exclamou, estarrecido. "Que bom! Parabéns!". Ele examinou a capa. "Você escreveu tudo sozinha? Meu deus!" Excitado, ele pulou de alegria. Deborah mostrou a ele a dedicatória:"Para o meu Clive." "Dedicado a mim? Ele a abraçou. A cena foi repetida diversas vezes em apenas alguns minutos, com quase exatamente a mesma surpresa, as mesmas expressões de alegria a cada vez."

"When I asked Deborah whether Clive knew about her memoir, she told me that she had shown it to him twice before, but that he had instantly forgotten. I (...) asked Deborah to show it to him again. “You’ve written a book!” he cried, astonished. “Well done! Congratulations!” He peered at the cover. “All by you? Good heavens!” Excited, he jumped for joy. Deborah showed him the dedication page: “For my Clive.” “Dedicated to me?” He hugged her. This scene was repeated several times within a few minutes, with almost exactly the same astonishment, the same expressions of delight and joy each time."

Um comentário:

Mauricio disse...

write something new :P