28.8.07

Documenta 12: Iole de Freitas

O maior destaque brasileiro na Documenta é o trabalho da Iole de Freitas, artista mineira que mora no Rio, razoavelmente conhecida internacionalmente. Os trabalhos eram bem parecidos com os que ela apresentou em uma exposição individual no CCBB em 2005. 

Eu particularmente acho essa trabalho dela muito bonito, uma incrível mistura de 'equilíbrio, leveza e translucidez'. O link é para uma entrevista com ela feita pelo site da Deutsche Welle, que se auto-define como a "empresa internacional de comunicação da Alemanha".

O trabalho na Documenta ficou especialmente bonito porque também está exposto na fachada do museu, quase como uma continuação pela parede do trabalho do lado de dentro.

O trabalho ocupava uma sala bem grande onde estavam também pequenos trabalhos de outros 2 ou 3 artistas, inclusive esse (a foto está bem ruim!) da Mira Schendel (1919-1988), artista brasileira (mas nascida na Suíça) que eu gosto muito. Tinham alguns outros trabalhos dela espalhados pelas várias galerias da Documenta.


Abaixo algumas fotos (também não muito boas, fora a que eu 'roubei' na internet) do trabalho da Iole em Kassel.


Um comentário:

Mauricio disse...

what a wonderful placer in a very fast view of your blog Graziela :), I like the post about computational simulation, I was impressed with your knowledge about Borges one of my favorite writers. I will continue visiting, cheers ;)